Santa, pecadora... Olhar pra dentro é ver-se de verdade: enxergar os paradoxos e aceitar[si].

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Santa, pecadora, com o Amor na veia e a alma nas vísceras.

Contagem regressiva para Tainá pipocar!!!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Next... Ato!

_____________
__________________
______________________
__________________________
________________________________
_____________________________________
__________________________________________

“A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: ‘Nós somos a soma das nossas decisões’. Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso. Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção, estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar ‘minha vida’. Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura.
No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.
As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços... Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas. Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado.
Por isso é tão importante o autoconhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: ninguém é o mesmo para sempre. Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido.
A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.
Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua!

[Pedro Bial]

____________________

______________________________

_________________________________________


Por que escolhi esse texto para povoar o blogue no término de 2008? Bem...

2008 foi um ano cheio de ondulações, para mim. Contando um pouco do percurso da minha história neste ano que finda: eu destitui um relacionamento não-convencional de 7 anos logo em fevereiro, iniciei outro que avança de vento em polpa, subi um degrau importante na minha carreira, passei por sustos com a descoberta do CA em meu pai, caminhei rumo ao enfrentamento disso junto com ele, conheci pessoas novas -- umas boas, outras nem tanto, iniciei uma série de reformas na parte da casa em que moro, não perdi nenhum amigo, mas vi minha prima lutar contra um câncer de mama e descobrir que sua filha (mais nova que eu) está com um bem pior, reencontrei amigos e parentes que há tempos não via, fiquei distante de alguns que faziam parte da minha rotina, viajei para lugares que não conhecia e adorei... Dentre tantas coisas: Amei, Amo e Amarei a Vida!

Escolhi apostar nela este ano e deu certo, no fim das contas.

Dos choros e das lágrimas vindas eu só sinto a dor ainda, mas escolhi aprender com ela, também. Percebo cada vez mais que o melhor nem sempre é o incorreto que eu julgo -- não para o outro. Reafirmei que egoísmo não pode ser confundido com egocentrismo e que existe uma imensa diferença entre este e narcisismo patológico. Mas que uma boa dose de Amor-próprio deve ser dada em goles profundos TODOS OS DIAS!

Eu elegi o Verbo SER para 2008 ao fim de 2007. E fui o sou: fiz valer!

É difícil eleger um verbo maior que este, mas... Penso que a estrada segue. E segue sempre em conexões na Vida. E como todo caminho é feito de escolhas...

Que demos continuidade ao que já semeamos em 2008! Que saibamos escolher sabia-mente. Mas, acima de tudo, que escolhamos o risco ao que se pretenda!!!

Sem isto a Vida estagna. E a proposta em 2009 é, justamente, o contrário:


SEGUIR

Velozmente-devagar...

Em frente!




_________________***_______________

______________________________________________

________________________________________________________


[Imagens by "pai"Google.
Vídeo by "tio"Youtube.]
*
*
*
Beijos seguidos.

_______________
P.S.: O meme que ganhei repasso na primeira semana de 2009.

13 comentários:

Paula Calixto disse...

...

FELIZ 2009!

SIGAMOS!!!

_____________________

Beijos nim tudo.

Anônimo disse...

Seguir em frente.

FELIZ 2009


Beijo

Dalva Nascimento disse...

Oi, Paula... amei teu Blog... Um 2009 excelente prá ti!

Lis. disse...

O engraçado é que o texto do Bial caí como uma luva de pelica sobre mim. Passei muito tempo solteiro acostumado com liberdade... Agora, estou me casando, entendendo que terei que aceitar alguma coisa referente a indesejavel rotina que nunca quis... O lado bom é que voei, e soltei um passarinho "engaiolado" pelo sistema. E voaremos juntos para outros países -in the world- embora tenhamos que escolher um ninho.

E pensando em suas palavras lembro que felicidade rima com liberdade. Assim, não poderia deixar de citar:

Cristo: "Se conhecerdes a verdade a própria verdade vos libertará".

Stuart Mill: "Aprendi a buscar a felicidade limitando meus desejos ao invés de satisfazê-los".

Túcides: "Lembre-se de que o segredo da felicidade está na liberdade e o segredo da liberdade está na coragem".

Buda: "Nem a riqueza, nem a beleza fazem a felicidade. Aquele que ama a verdade e a justiça, este sim é livre."

Charles Chaplin" "Nos últimos vinte anos conheci a felicidade. Quisera escrever sobre isso, porém, é do amor que estou falando e o amor está acima de tudo que se possa exprimir".

Auguste Comte: "O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes".


FELIZ ANO NOVO PAULINHA!
À TI, E A TODOS OS SEUS!!!

Anônimo disse...

q se faça luz pra mim e pra todo mundo!! luz segue sempre!!!!!!!

bjo

Felipe.

TH disse...

Que linda.
2008 foi um grande ano, pra nós mesmo.A cmpanhei muitas de suas desventuras, vitorias como a de seu pai, a entrada no CAV..enfim, FICO FELIZ por ter feito partte de um ano de conqusitas como foi esse.
Quero manter esse vinculo contigo em 2009 e ser a soma de todas as decisões também, pois vc sabe como elas tem sido dificeis pra mim...
Bjs no coração
AMO-THE!

Isabel disse...

Não acompanhei nada disto que aqui li; pois, é a primeira vez que por aqui passo. Mas, deparei-me com um cantinho muito humano que com a singeleza das palavras me cativou. O sofrimento ajuda-nos a crescer a SER. Que o próximo ano seja para ti o ano de SORRIR.

Tudo de bom para ti e para os teus

Bjt

Lc disse...

Feliz Ano Novo.

Anônimo disse...

Paula, adorei seu blog!
Que 2009 seja um ano de colher os frutos dessa "poda" feita em 2008. Parabéns mais uma vez! Um abraço Gabriela

Anônimo disse...

Paula, eu não conhecia o seu blog. Você comentou lá no Nostalgia, e cá estou. Gostei demais.
Aquele texto do Pedro Bial é uma aula de vida. Fabuloso. Normal, partindo de uma pessoa tão inteligente quanto ele. E você por reproduzi-la.
Volto outra hora para ler mais posts com a calma que merecem. Têm muita substância. Meus parabéns.
FELIZ 2009, Paula.

Diego. disse...

Bom ter uma amiga que entende e apoia assim, obrigado pelos votos e pode ter certeza que são recíprocos... que a amizade continue boa!

Grande fim de ano, saúde!

beijo

Jonice disse...

Obrigada por sua visita e gostei de conhecer seu blog.
Ser e seguir... dois verbos perfeitos!
Bom começo de ano, boas escolhas ao longo dele.

Beijo :)

Anônimo disse...

Bom ANo e obrigado, passei bons momentos aqui.



Abraços d´ASSIMETRIA DO PERFEITO