Santa, pecadora... Olhar pra dentro é ver-se de verdade: enxergar os paradoxos e aceitar[si].

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Santa, pecadora, com o Amor na veia e a alma nas vísceras.

Contagem regressiva para Tainá pipocar!!!

domingo, 23 de dezembro de 2007

O que é o Natal, afinal?!


De acordo com o livro Did you ever Wonder... (Você já teve a curiosidade...), de Jeff Rovin, a palavra para Cristo, em grego, é Xristos. O uso da abreviação "Xmas" tornou-se popular na Europa por volta de 1500 e vem sendo usada desde então. A palavra Christmas, que significa Natal, vem do inglês antigo Cristes maesse, que significa missa de Cristo. Natal é a celebração do nascimento de Jesus para os cristãos. Alguns historiadores dizem que a primeira comemoração de Natal foi em Roma, em 336. No entanto, ninguém sabe ao certo. O que se sabe é que líderes cristãos, em 336, definiram a data de 25 de dezembro na tentativa de camuflar uma festa popular pagã (Orgias) romana, que comemorava Natalis Solis Invincti, ou "Aniversário do Invencível Deus do Sol", no solstício do inverno. Os cristãos consideram esse dia sagrado não pelo mesmo motivo que os pagãos, que festejam o nascimento do sol, mas por festejarem aquele que os criou".

Originalmente, a comemoração do Natal envolvia apenas uma missa simples, mas com o passar do tempo o Natal substituiu várias outras festividades em diversos países e um grande número de tradições foi incluído nas comemorações.

E no ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do Natal na igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.


A estrela, a manjedoura, as faixas, os pastores, os anjos, o guardião celestial e os reis magos, todos vêm dos evangelhos de Mateus e Lucas, na Bíblia. Surgiam então os presépios de Natal. Surgindo assim, os presépios. Existem 12 dias do Natal. Os 12 dias de Natal são os 12 dias que separam o Natal da Epifania, que é celebrada em 6 de janeiro. Dependendo da igreja, 6 de janeiro pode representar o batismo cristão (tradição católica) ou o dia em que os reis magos visitaram o menino Jesus com seus presentes.

No passado, havia uma tradição de dar presentes no decorrer dos 12 dias, em vez de dar tudo de uma vez, na manhã de 25 de dezembro. Essa tradição, como você pode imaginar, não deu certo nos Estados Unidos! As pessoas não costuma ser muito pacientes.


No calendário católico romano, o Natal é um dos seis dias santos comemorados. Os outros são:
  • Circuncisão (Dia de Ano Novo)
  • Ascensão
  • Assunção (a assunção de Maria ao céu, 15 de agosto)
  • Dia de Todos os Santos (1º de novembro)
  • Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro)
O Natal é um ótimo negócio por dois motivos:
  • De acordo com o "Livro do ano da Enciclopédia Britânica", de 1994, existem 1,8 bilhão de cristãos em uma população de 5,5 bilhões, o que faz dessa religião a maior do mundo. Na América, 241 milhões, em uma população de 281 milhões, são cristãos (85%). Pelo fato de seguirem Jesus, seu nascimento é importante para eles.
  • Nos Estados Unidos, as semanas que antecedem o Natal são as que apresentam um maior número de vendas se comparadas com o restante do ano. Muitos varejistas têm 70% de toda a sua renda anual resultantes desse período. Por essa razão, eles enfatizam seus produtos nessa ocasião.
De acordo com Daniel Boorstin em seu livro "The Americans" (Os Americanos), o Natal não era um acontecimento importante até os anos 1860. O ano de 1867 foi o primeiro em que a loja de departamentos Macy's, em Nova Iorque, ficou aberta até meia-noite na noite de Natal e 1874 foi quando surgiram as primeiras vitrines com temas natalinos nessa loja. As bolas de neve surgiram nessa época também.

______________

Bem, mesmo não estando imune às estórias fabulosas do "bom velhinho", que dava presentes às crianças que se comportassem bem (como já foi exposto aqui antes), eu cresci, moro em um país tropical e, digamos, tenho minha própria imagem do que seria o meu Papai Noel! [risos]






Um Papai Noel a la Vin Diesel, bem tropical.

















E, como uma "menina" bem-comportada, seria o meu próprio presentinho de Natal, assim:
embrulhadinho desse jeitinho!
[risos]

Fábulas são fábulas, não é mesmo?! (;







*
*
*
Mas, na verdade, os presentes desejados e significativos seriam os que todo mundo merece:

PAZ

SAÚDE

AMOR

e um dinheirinho a mais no bolso, que eu não vou ser hipócrita! (;

Só que estes eu deixo para pedir em sintonia com o que significa o Natal, pra mim: o renascer da esperança, dos sonhos, de tudo que há de bom!!! E isto tudo eu deixo como pedido e ao encargo de Deus - a Palavra: de + eu (no plural, "eus") -> O Tudo.

dEUS
Deus
Deu's
todos os eus de.

UNIVERSO!

A mim, aos que eu amo, aos que eu não amo, à TODOS!!!

Amém.

*
*
*
UM FELIZ NATAL!!!
UM GLORIOSO RE-NASCIMENTO!!!

[Imagens by "paiGoogle".
Texto em itálico colhido de
vários sites na internet.]

*
*
*
Beijos, beijos e beijos totalizados!!! (;

14 comentários:

Paula Calixto disse...

Natal

nascer

raízes

do que se deseja

a si

e aos outros!

Beijos nim tudo! (;

Lis. disse...

Paulinha...

Apesar de todas as dificuldades que tivemos durante o decorrer deste ano de dois mil e sete, tivemos um ponto positivo descobrindo-nos amigos.

Fico feliz por você existir sabendo que és pequena por fora, porém grandiosa amiga por dentro. (rsrs).

Lamento que a vida não seja aquele mar de rosas que sempre sonhamos desde pequenos, mas, acredito que indiretamente o destino nos trará a felicidade que almejamos junto com o tempo.

Tenho esperanças de um mundo melhor, mais justo, e mais honesto, para vivermos todos unidos através do sacrificio de Jesus Cristo.

E é em nome do amor que o Cristo tem por nós, que desejo à você e a todos os seus um Feliz Natal, regado com muito carinho, amor, lealdade, amizade, respeito, paz, e harmonia.

Cordiais saudações,
deste seu amigo.

Rolmo Lisboa.

Anônimo disse...

Eu sou espiritualista e universalista. Nasci cristão como quase a totalidade dos brasileiros, depois passei pelo espiritismo, tive uma fase curta no ateísmo, estudei religiões pagãs e achei a minha praia no zen-budismo (não me encontrei muito no budismo tibetano). Sei que benefício é aquilo que atinge a totalidade dos seres (ou pelo menos a maior parte) e tento viver dentro de preceitos éticos "para merecer quem vier depois"...

Abraço

Jasmim disse...

Boas festas
Quem sabe sabe, aqui aprendi um pouco mais
Bjocas

Sig Mundi disse...

Que papai noel delicia!
Feliz Natal pra voce e toda sua familia!
bjs, andrea

Carmim disse...

Querida, não podia deixar de passar por aqui para te desejar um Santo Natal, e um Bom Ano Novo!

Beijinhos.

Mário Margaride disse...

Querida amiga,

Para ti também um Natal feliz e que tudo de bom te aconteça.

Beijinhos de muita tenura e amizade

Letícia Losekann Coelho disse...

Paula...
tudibom pra ti neste atal e o Ano Novo!!!!! Muita saúde, sucesso,amor.....
E vamos combinar bem que esse Papai Noel poderia aparecer lá em casa rsrs
beijos linda!

un dress disse...

NAS












CER









de sangue ar musgo vento e água








~






beijO

:)

Diego. disse...

como foi o natal pelos teus pagos? aqui foi cheio de fé e esperança... espero que teu fim de ano seja maravilhoso que o futuro traga boas novas! beijo

Flávia disse...

hohoho, feliz natal atrasado!!

Desculpe o sumiço, moça bonita. Não, eu não caí de pára-quedas no Chá da Anne, mas pra chacoalhar um pouco a rotina resolvi pegar meningite e passar o Natal de cama. Ainda bem que passa. E que não deixou sequelas, porque dessas eu tenho uma gaveta cheia até o talo.

Saudades e felicidades, "Paulinda"!

Beijos!!

Paula Calixto disse...

Lindezas, meu Natal foi tranqüilo e espero que o de vocês tenha sido, também!

Apesar da conturbação de uma enferminade, Flavinha, você tá aí: viva e linda por que der e vier! (;

Obrigada a todos que neste post e em outros vieram me desejar algo de positivo de declaro minha admiração e já minha amizade (ainda que virtual pra maioria) a todos vocês!!!

Beijos mil! (:

Anne disse...

Ai ai ai...Doutora, eu tenho sido uma menina feia...
Tenho passado pouco por aqui e quando venho e olho esse seu papai-noel aí, minha cabeça se enche de pensamentos impuros...
Doutora, eu tenho cura???
ASUhAUSHUHSuHASUhAUS

Saudade de ti, lindeza do meu coração! Aproveitando as férias? Eu to dormindo mais que a cama, mas é sempre assim nos primeiros dias...rs

Um excelente 2008 pra vc, linda, tu sabe que mora no meu coração sem nem pagar aluguel, por isso te desejo tudo de melhor (e sim, um noelzinho desse aí, nem que venha atrasado...rs)

Bjokas, adoro-te

Alessandra Espínola disse...

lindo demais e muito bacana !! ;))