Santa, pecadora... Olhar pra dentro é ver-se de verdade: enxergar os paradoxos e aceitar[si].

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Santa, pecadora, com o Amor na veia e a alma nas vísceras.

Contagem regressiva para Tainá pipocar!!!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mártir, King ou Líder?

*
*
*
[Ao tom de "Sunday, Bloody, Sunday" - U2.
Só pra não esquecer da devastação de uma tirania!]
*
*
*
*
*
*

“Não existe lugar para esse tipo de tirania neste hemisfério. Não existe lugar para qualquer escuridão que oculte a luz da liberdade. Aqui precisamos dar ouvidos às palavras do Dr. King, escritas de dentro de sua cela na prisão: ‘A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em toda parte’.”

[Barack Obama]


O discurso é bom! Mas... Fecho com Freud:

“Só através da influência de indivíduos que possam fornecer um exemplo e a quem reconheçam como líderes, as massas podem ser induzidas a efetuar o trabalho e a suportar as renúncias de que a existência depende. Tudo correrá bem se esses líderes forem pessoas com uma compreensão interna (insigth) superior das necessidades da vida, e que se tenham erguido à altura de dominar seus próprios desejos instintuais. Há, porém, o perigo de que, a fim de não perderem sua influência, possam ceder mais à massa do que esta a eles; por conseguinte, parece necessário que sejam independentes dela pela posse dos meios de poder à sua disposição. Expressando-me de modo sucinto, existem duas características humanas muito difundidas, responsáveis pelo fato de os regulamentos da civilização só poderem ser mantidos através de certo grau de coerção, a saber, que os homens não são espontaneamente amantes do trabalho e que os argumentos não têm valia alguma contra suas paixões. Conheço as objeções que serão levantadas contra essas afirmações.”

[FREUD, Sigmund. O Futuro de Uma Ilusão, O Mal Estar na Civilização e outros trabalhos. Vol. XXI (1927-1931), Obras Completas de Sigmund Freud. Imago Editora LTDA]

Tomara que ele, Obama, não seja mais Um dentre tantos. E sim, O dentre tantos. Nem mártir, nem king. Somente líder, no sentido mais humanamente distante! Em todo caso, tenho a impressão que essa característica só cabe na pseudo-definição de Deus! [risos]

Que se faça a luz do “novo Todo-Foderoso”!

*

*

*

*

*

*

*

[Imagem by "pai"Google.]

*

*

*

Beijos "democráticos".

8 comentários:

Paula Calixto disse...

Mordam democraticamente, porque a república é deles! [risos]

____________________

Beijos nim tudo.

Mila Cardozo disse...

Espero... que a esperança de todos desta vez vença...
Beijos Mila

Elvira Carvalho disse...

É amiga, eu penso que este homem se preparou para ser presidente desde que começou a falar. E penso que toda a vida dele girou à volta dessa preparação, e que é capaz de fazer algumas coisas de jeito, se o deixarem.
Um abraço e um bom fim de semana

Paula Calixto disse...

PoiZé.

Essa cena-política não seria um repeteco? Outro cara cheio de idéias revolucionárias, que iam de encontro ao dito-capitalista-nada-democrático-americano foi assassinado com tiros na cabeça, lembram?

Bem... Eis aí um cara que parece agradar a "gregos e troianos". Até a comunidade "mais inimiga" dos americanos comemorou a vitória do Obama: a mulçumana.

Isso me dá uma sensação de "tempos novos", mudança, mutação e boas mordidas! E, com o esperado: medo. [risos]

Agora é só aguardar os capítulos da história.

Beijos nim tudo.

Anônimo disse...

Lamento informar daqui da redação fechada por problemas não identificados que a esperança de todos não dura o tempo de decretarem a primeira guerra, a primeira cobrança de juros, o primeiro escândalo internacional.

Cético? Não, realista.

Beijo Paula

Madalena Barranco disse...

Querida dona maçãzinha,

As palavras de Freud são sábias e falam a verdade do homem. Vamos torcer para que Obama haja como ser humano de bem.

Beijos.

Paula Calixto disse...

Paulo... kkkkkkkkkkkk... Essa natureza é A dos psicanalistas e amantes da psicanálise! (;

Mas... Pulsão de Vida está sempre atuante até nos realistas, acredite. [risos]

Beijos nim tudo, amores.

Ricardo Rayol disse...

Nenhum deles, acho que pensam que ele é jesus.