Santa, pecadora... Olhar pra dentro é ver-se de verdade: enxergar os paradoxos e aceitar[si].

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Santa, pecadora, com o Amor na veia e a alma nas vísceras.

Contagem regressiva para Tainá pipocar!!!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Banquete da Transferência

"Não há amor possível sem a oportunidade dos sujeitos."
[Machado de Assis]


*
*
*

Republicando uma das minhas primeiras publicações:

"-Quem é o pai e quem é a mãe? - perguntou Sócrates à Diotima.


-A história é um tanto longa - respondeu ela - contudo, vou contá-la. No dia em que Afrodite nasceu, os deuses davam um banquete. Achava-se entre eles o filho de Astúcia, que é Engenho. Acabado o banquete, chegou Penúria, para mendigar, visto que havia mesa farta, e parou à porta. Entretanto, Engenho, ébrio de néctar - o vinho ainda não existia - saiu para o jardim de Zeus e caiu num sono pesado. Penúria, eternamente em dificuldades, entendeu de ter um filho de Engenho; deitou-se com ele e concebeu o Amor. Eis uma das razões de se ter tornado o Amor companheiro e servo de Afrodite: ter sido concebido no nascimento dela; outra é ser Afrodite bela e ele, por natureza, um amante do belo. Filho, pois, de Engenho e Penúria, o Amor teve esta sina: primeiro, é um eterno mendigo, longe de ser um ente mimoso e bonito, como pensa a maioria; ao contrário, é aturado, poento, descalço, sem teto, sempre deitado no chão, sobre terra nua, dormindo ao relento nas soleiras e nos caminhos, porque herdou a natureza da mãe e passa a vida na indigência. Mas, puxando pelo pai, vive espreitando o que é belo e bom, porque é viril, acometedor, teso, um caçador exímio, sempre a urdir suas malhas, ávido de inventivas e talentoso, passando a vida a filosofar, um mago extraordinário, um feiticeiro, um sofista. Ademais, não nasceu imortal nem mortal, mas, no mesmo prisma, ora viça e vive, ora falece, para de novo surgir vivo quando entra a operar a natureza engenhosa que lhe vem do pai. Todavia, a renda de seus talentos sempre se lhe esvai, de sorte que o Amor nunca está na miséria e nunca na opulência. Eis a explicação: deus nenhum se entrega à filosofia, nem aspira a tornar-se sábio, porque já o é; nem se entrega à filosofia outro qualquer que seja sábio; por sua vez, os ignorantes não se ocupam de filosofia, nem aspiram a ser sábios; pois nisto mesmo consiste a desgraça do ignorante, em julgar, não sendo distinto nem inteligente, que o é quanto lhe basta; porquanto quem não se crê carecido não aspira àquilo que não imagina lhe falte.


-Então, Diotima - perguntou Sócrates, - quem se ocupa de filosofia, se não os sábios nem os ignorantes?


-Isso - respondeu ela - é claro até para uma criança: são os que se acham a meio caminho entre aqueles e estes, e no seu número pode
ser contado o Amor. Com efeito, o saber está entre as coisas mais belas e o Amor é desejo do belo; portanto, forçosamente o Amor é um filósofo e, sendo filósofo, está situado entre o sábio e o ignorante. Ainda é sua origem a causa disso, pois é filho de um pai sábio e industrioso e de uma mãe ignorante e apalermada. A natureza desse espírito, meu caro Sócrates, é essa. Quanto ao que imaginavas fosse o Amor, nada de admirar no teu engano; cria, segundo depreendo de tuas palavras, que o Amor fosse o objeto amado e não o amante; daí penso, veres no Amor uma suprema beleza. Na realidade, o ente amável é que é belo, mimoso, perfeito e merecedor da felicidade; o amante, esse tem outra figura, a que te descrevi."

[Fragmentos do cap. "Um Banquete", em "Diálogos - de Platão".
Publicado por mim aqui.]

*
*
*

Tudo isso foi a forma mais nobre de explicar, ao meu entender, esse maravilhoso fenômeno da inter-relação humana, que vai além do real, transpondo as "barreiras" do virtual.

Não pretendo "devanear" sobre o fenômeno da manifestação do Amor impondo a este apenas a manifestação do a-dois. Não. Para o manifesto desse sentimento (força motriz da existência) basta a existência do dois, ou mais. Mesmo na unilateral, um sentimento só ganha eco quando ele inter-relaciona. Mesmo que o outro não saiba, ou não corresponda, como a exemplo do desfecho da obra de Platão, onde Alcebíades manifesta seu Amor e empresta o exemplo do fenômeno da transferência. Amor é transferência!

É através dessa, que considero uma homenagem, um dos melhores achados psicanalíticos, que ingresso o ensejo da manifestação da troca bloguística, sem o menor exagero, como sendo uma demonstração clara de Amor/Transferência.

Afinal, é através do enxergar-se nos outros que estes e uns se atraem, se inter-relacionam, trocam.

E do trocar...

e mais...

Advindos do Cotidianidades
by Flavinha.

Os quais repasso a todos linkados no "Maçã do Topo".

*
*
*

Este...

impõe regras para o repasse.

Mas como a minha manifestação de espelhamento é unânime em todos que linko, resolvi optar em esquematizar minhas próprias regras para "escolha". O sorteio, baseado em quem consegui identificar não ter sido contemplado, em quem não gosta (ou não faz "questão") de memes (demonstrações de afeto peculiar de blogues). E sim, sortear os que ainda não identifiquei terem ganho e que se encaixem nos outros pressupostos. No entanto, queria deixar nítido que meu sentimento é de poder ter repassado a todos. Porque os tenho, sem exceção, em estima!

Bom, o ganhei de dois "espelhos" magníficos, onde me acho, me sinto em "casa" sempre que vou:

Fainando na Web - Oscar, que disse o seguinte:

"Maçã do Topo – Paula foi uma das minhas melhores descobertas da internet dos últimos tempos (não desmerecendo as demais). Seu blog provoca reflexões profundas, e ela realmente é uma "maçã do topo". Sendo assim, o "Maçã do Topo" só poderia mesmo ser um 'Blog de Elite'."

Cotidianidades - Flavinha, que disse:

"Maçã do Topo - Porque a Paulinha sempre faz excelentes reflexões sobre o dia-a-dia, que muitas vezes caem como uma luva para os leitores"

Mais faceira eu não poderia ficar. [risos] Muito gentis os dois! (:

De acordo com o idealizador do Selo, o blog PutsGrilo!.com, existe até o direito a uma espécie de prêmio em "cash". Já pensou? Agora, eu tenho um "Blog de Elite", e isso me deixou muito feliz!

E as regras dizem para indicar 05 blogueiros que o contemplado considera como "de elite". E os blogues têm até o dia 31 de dezembro do corrente ano para receberem votos. Todos os votos depois desta data não serão computados. Cada voto deve ser informado por meio de comentário na página de origem do selo, e só serão computados para blogues com no mínimo 1 mês de existência. Além disso, não serão computados votos de alguém para si mesmo. No mês de janeiro do próximo ano (2008), a apuração da votação será realizada e seu resultado divulgado.*

Os meus indicados conforme próprio sistema de seleção do Maçã do Topo, também em harmonia com as regras impostas, são:

Lágrimas e Sorrisos

Porque a Juli encanta com seus dizeres poéticos recheados da mais nobre e nítida espontaneidade.

A Gente Sempre Tenta

Porque o Raimundo leva o leitor a uma viagem ao próprio interior do leitor através de seu desbravar de si mesmo e de suas indagações sobre o externo.

Girassol

Porque ler esse espaço é ver uma profundiade sem artifícios pelo mergulho de alguém uqe expõe reflexões sobre o humano.

Laramar

Porque ler o Amaral é transpor as fronteiras do imaginável por um mundo mágico de sensibilidade.


Metamorfosebloguística

Porque ir ao Ki-colado é [re]encher o reservatório de Amor através de seus dizeres elegantes e cheios de sentimento sobre o mesmo.



*
*
*
Uma pena não ter podido distribuir a todos. Mas o "passe-adiante" continua!

*
*
*
Beijos a la Ho-Ho-Ho antecipados! (;

*
*
*

P.S.: O Oscar me avisou que, podemos indicar 5 outros blogues para cada indicação que recebemos. Como recebi de 2... Êbaaaaaaaaaaaaa! vão mais 5 com base em sorteio, porque se todos eu considero como "blogues de elite", só assim me sinto sendo justa. (;

Aí estão os outros 5:

Mar de Palavras

Porque ler sobre o há-mar é sempre uma delícia no espaço dessa moça! Além de tudo lá ser harmônicamente Amor e Mar.

Histórias de Meus Putos Tristes

Porque é instigante viajar nas histórias "fictícias" que a Letícia escreve. Você tem a sensação de ser uma das personagens e, não importa o tamanho das publicações, não pára enquanto não as devora.

Tri Buenas

Porque ler sobre física através de uma perspectiva humanitária e além disso, ser brindado com o histórico de uma pessoa inteligente, batalhadora e vencedora é uma alegria para o leitor do Diego.

Van Filosofia

Porque filosofia lá transpõe quaisquer barreiras literárias! É uma delícia de ler e embarcar na viagem da Van.

Buda Verde

Porque as dissertações do Rafael são um misto de bom-humor regado a muita coerência e crítica-construtiva!

Vocês que foram indicados precisam indicar mais 5 e colocar em comentário sua indicação no blog de origem da campanha: PutsGrilo!.com

*
*
*
Beijos mais e mais Ho-Ho-Ho! (:

15 comentários:

Paula Calixto disse...

"Nada acontece por acaso."
[Freud]

Beijos nim tudo!

Carmim disse...

Aii, acho que esse é o prémio mais chique que já recebi.. =)
Mas o melhor foi ler as tuas palavras, que consequentemente, me deixaram sem fala!
Muito obrigado, viu?

Um beijo enorme.

Osc@r Luiz disse...

Ah, espetáculo.
Tenho boas notícias:
Questionei o gentil autor da premiação e ele me relatou que:
você tem direito a 5 indicações para cada vez que foi indicada e que não há restrição em repetir as indicações se assim bem o entender.
Ou seja, Vossa Senhoria tem direito a premiar mais 5 dos seus "elitizados" por enquanto.
E você deve avisar ao autor do meme que foi indicada através de comentário para que ele compute os votos em seu favor e conheça os seus indicados.
Agora, então, fique à vontade para indicar mais cinco (por lance ou por sorteio, hahahahah!)
Um beijo, querida!
Estamos num "festival de falta de sincronia", mas eu te adoro assim mesmo.

Carmim disse...

Não encontrei forma de te agradecer do que retribuindo com outro miminho, totalmente adequado a ti. =) Passa lá!

Beijos.

Anônimo disse...

Parabéns por todos os prêmios, querida. Seu blog merece e vc escreve demais da conta de bom.

Sou sua fã!

Beijo e ótimo final de semana

www.oncoto.erikamurari.com.br

Drica Menezes disse...

q legal este selo de elite, hehehe...adorei a indicação pro Diego! tudo o q vc disse é bem verdade mesmo! ele esta estudando mto pras provas da facul nos ultimos dias, mas vou avisar ele, bjao! :)obrigada pela indicação do Tri Buenas! bjao!

Lis. disse...

Eu, entendo ter uma pequena dúvida.

Essa história de Natal e Ho-Ho, me lembra que Papai Noel respondeu ao lhe perguntarem se ele roía as unhas: Hoo-Hoooo

Sig Mundi disse...

É sempre bom vir aqui, porque depois me pego pensando e refletindo sobre o que li.
Os mimos são todos merecidos! Parabéns!
beijos
andrea

Anne disse...

Mas que chiiique essa minha amiga, cheia de premios!!! Parabens, querida, vc merece tooodos os premios e mais os que não foram ainda inventados!!!
Não tenho mais encontrado vc, que coisa...espero que possamos nos falar em breve. Saudades
Bjokas, e mais uma vez parabens

Madalena Barranco disse...

Olá Paula!!! Puxa, gostei do diálogo de Platão e sua reflexão sobre o AMOR. Às vezes as pessoas passam pela vida e não chegam a essa compreensão, que o amor é transferência... Você trouxe ao mundo virtual sua parcela feliz desse entendimento. Adoooro você e toda essa interatividade que gera com as idéias e os selos de presente!! Eu não conhecia bem essa parte e estou aprendendo por aqui. Beijos. P.S.: Ah, em meu último post a Magalena dá a dica do seu texto sobre a árvore de Natal.

un dress disse...

não conheço os blogs mas vou conhecer!! :)




mais um beijO

Mila Cardozo disse...

Paula!!!!
Passa la no meu mundo que tem mimo pra vc... hehehehe
Beijos Mila

Diego. disse...

vim demonstrar gratidão -

LEIO o MAÇA DO TOPO por

Incentivo questionamentos de caráter evolutivo porpostos pela autora que sempre trata a todos com boas doses de humor, carinho e respeito!

Obrigado!

Paula Calixto disse...

Girassol, você é show com seu espaço! Não poderia deixar de fora! O sorteio é justíssimo!!! E muito obrigada pelo carinho em retorno. Sinto-me lisonjeada! (;

Oscar, ótima notícia! Bom oportunizar o compartilhar com o máximo possível. Você mora no lado do meio do(s) peito(s). [risos] No coração da aspirante a blogueira, aqui. (;

Drica, foi... eu indiquei ele porque já tinha lhe dado um meme e porque tinha certeza de que este iria chegar por ele até você! Obrigada pelo carinho, flor. (:

Ki-coldado, como eu falo em incógnitas de vez em quando, vou ficar matutando na sua! [risos] Eu tenho uns arranca-rabos lghts com você, mas tu não tem idéia do quanto te estimo! (;

sig mund, muito interessante o nome do seu blog, Andrea!!! Pena que não está disponível para ver. ): Volte sempre que quiser e puder. (; Aqui Freud pousa e povoa, de vez em quando. (:

Madá, moranguinha, no dia que tiver um filho ele vai ter a coleção dos seus livros e dos seus pensamentos-letrados, lindeza! Amanhã terá mais de "curiosidades do Natal" por aqui. E você é um encanto! (;

un-dress, sem desmerecer ninguém... o seu blog é o grande campeão desse prêmio, para mim! É perfeito!!! Eu viajo em mim mesma através de ti (do que escreves) de um modo especial, ímpar! (;

Mila, vai ter retorno, viu?! [risos] Amo-te, lindeza!!!


Erika, tem fã clube compartilhado? [risos] Serveria pra uma pá de gente. Incluindo, certamente, você!!! (:

Paula Calixto disse...

Diego,... risos... O tratamento é mais que merecido!!! (; Obrigada pela gentileza. (:

Beijos a TODOS, lindezas!