Santa, pecadora... Olhar pra dentro é ver-se de verdade: enxergar os paradoxos e aceitar[si].

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Santa, pecadora, com o Amor na veia e a alma nas vísceras.

Contagem regressiva para Tainá pipocar!!!

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Mulheres que amam demais ou homens que amam de menos?

Sexta à noite. Conversinha boa com duas amigas do coração (Simoninha e Martinha). Troca de idéias regada à cervejinha e leitura de textinhos “engraçados”, com reflexões sobre a vida amorosa. Palavras já ditas, mas organizadas com o nosso toquinho reflexivo. A perspectiva do texto é a partir da ótica feminina, mas serve a reflexão sendo homem ou mulher. E não importa se você já está ou esteve numa situação de lero-lero. Você um dia estará (novamente ou não). Auto-ajuda e “manual-de-botequim” não são Psicologia, mas podem levar a ela, quem sabe. Foi através disso que, uma brincadeirinha entre amigas, levou ao organizar trechos de textos e de conversas à publicação de hoje. Tudo embalado pela música de fundo “Saúde”, da magnânima Rita Lee na voz excepcional da Zélia Ducan. Aí vai o “resumo” do lero-lero que fala do quanto é preciso dar um basta em lero-lero [risos]:



1) Se ele se interessou, ele liga!!!
É isso mesmo, quando o cara quer, não tem projeto importante, morte da tia ou trânsito maluco que o impeça de te convidar pra sair.

2) Passou uma semana sem ouvir notícias dele? Esquece, parte para outra! Ligar para saber se tá tudo bem, nem pensar! Homem que faz o tipo “tá perdido” que se ache sozinho (ou com uma otária e você não é uma dessas!). Além disso, todo mundo tem crises e exercer psicologia (se você for profissional da área) com ele é anti-ético por dois motivos básicos: não se faz terapia com quem a gente se envolve e não se envolve com pacientes sob terapia com você. No mais, também tem a questão da burrice: dar consulta de graça nem pensar, né?! Fala sério!!!


3) Vocês saíram e ele não ligou mais. Foi porque você deu? Ou foi porque você não deu? Na verdade, pouco importa. Se o que ele estava a fim era de sexo, e rolou ótimo! Sexo é que nem pizza e chocolate: bom-até-quando-é-ruim. Mas uma coisa é se você está interessada num transa, apenas. Aí nem precisa procurar muito. [risos] No entanto, se o que você quer é um relacionamento... aí são outros “quinhentos”. Porque nem todo mundo é pra você e vice-e-versa.
Mas se você não deu, ele provavelmente não te procurou mais porque nem ele sabe o que quer de verdade! Quer saber? Páre de se atormentar porque transou ou não!!!
Duas lições: *dar uma de difícil depois de certa idade já era!!!
*dúvida NUNCA é boa companhia; então, siga aquela lei matemática -> “se é problema tem solução, se não tem solução... então, não é problema.”
Não cultive companhia que represente tormento!!!

4) HOMENS COMPROMETIDOS - diga NÃO!!! A relação dele tá em crise, péssima, só falta oficializar o fim? Ótimo! Se ele quiser continuar infeliz, dane-se! Senão, ele termina de uma vez e depois te procura, combinado?
A outra que descasque “sua” batata! Não tome parte na infelicidade alheia. Você será infeliz por tabela, o que é incompatível se você busca felicidade! Bom lembrar também que não é porque ele faz cooper atrás de você que ele lhe mereça. Não confunda as coisas!

5) Ouviu aquela clássica: "Você é boa demais pra mim...". Acredite, amiga, É MESMO!!! Descarte o cidadão e páre de bancar a Madre Tereza de Calcutá! Homem burro só merece mulher burra. Pode crer: eles sabem tão bem disso que pulam fora usando uma aparente desculpa que, na verdade, é a mais pura verdade. Sorte sua e azar de outra![risos]

6) NÃO TENTE... Não dá pra namorar um cara pelo qual você não tem um mínimo de admiração. Quem está ao seu lado terá que ser compatível com seu valor.
Então, preste atenção e enxergue o SEU lado! Lembre-se: o outro é um “espelho”.

7)TRAIÇÃO - Não continue com um cara que te chifrou se você não agüentar a onda de ser traída de novo. E olho vivo se ele já foi infiel com outras. A gente sempre acha que com a gente vai ser diferente... ESQUEÇA, nunca é! E se você resolve continuar e protelar acredite: não é a outra a errada, não é ele o errado. A errada na história toda, sinto muito, É VOCÊ! Tá na hora de procurar ajuda. Quem não se ama não merecerá ser amada! E só buscará isso: ser mal-tratada.
Resumindo: AMOR PRÓPRIO ACIMA DE TUDO E SABER SEMPRE O QUE SE QUER!

E NÃO esqueça... A "FILA ANDA"!!! Porque a vida é assim... linha feita de ondas. Uma hora no up, outra nem tanto. Mas, seja o ponto do gráfico que você se encontrar esse não será sempre o mesmo. E não há, nem em uma certidão de casamento uma cláusula que diga algo do tipo “isso garantirá que vocês estarão para sempre juntos e serão felizes para sempre.” Aprenda a discernir sonho de fantasia!

"Pior do que nunca achar o homem certo é viver pra sempre com o homem errado."

Tudo isso porque... Mulheres-bem-resolvidas mantém distancia de relacionamentos que significam p-r-o-b-l-e-m-a; sabem a diferença entre ser especial e ser apenas uma outra vitima; a diferença entre estar apaixonada e estar sofrendo; sabem que se ele nunca foi fiel a nenhuma outra mulher, você não deve esperar que ele seja fiel a você; sabem a diferença entre bancar a difícil e ser difícil de conquistar; não toleram nenhuma forma de abuso; mantém todas as expectativas fundamentadas na realidade; não precisam provar o seu valor; não se dedicam a um homem mais do que ele se dedica a ela; sabem que é sempre um erro deixar-se atrair pela aparência de um homem a ponto de ignorar seu conteúdo; mantém distancia de homens que não cumprem com o que prometem; sabem que os homens respeitam mulheres que mantém seus limites.

E o mais importante de tudo, uma mulher inteligente jamais se esquece de que ela é uma pessoa especial, com ou sem um homem em sua vida.


"Uma mulher inteligente reconhece o momento de abandonar um projeto sem futuro."

"A única pessoa com quem você é totalmente compatível é com você mesma."

"Se você quer labaredas todas as noites, entre para o Corpo de Bombeiros."

"Esperar que um homem mude é como esperar que lhe digam que você ganhou na loteria."

o discurso é efeito de sentido...

e este pode ser uma brecha para acessar sua verdade.











"[...]Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

O respeito começa consigo mesmo e depois se estende ao outro. Essa é a forma verdadeira dele se expandir e assim, sintonizar com a paz própria (única, "sua") leva da paz interior a do outro.

Aí, sim:

“O RESPEITO de um por um, fará a paz prevalecer!”

.

Beijos

18 comentários:

Diego. disse...

bah ... sou homem e concordo com tudo, inclusive acho que vale pro outro lado também! como eu sempre digo: "alguém que não tem amor próprio deve ser proibido de se relacionar!"

Lis. disse...

Bom dia.

Prezada Paula Calixto:

Fiquei muito satisfeito em ler seu texto. Vejo que são muitos os nuances envolvendo a tão discutida diferença dos sexos. E é por esse compêndia que está sendo exposto de forma tão magistral que revelar-te-ei um segredo masculino que passa de forma sutil entre o público feminino.

"O homem que quer uma mulher leva-a para casa, enquanto aquele que a deseja deixa-a em casa".

Acredito que a partir daí já se tem um ponto de principio das análises, afinal uma relação à dois tanto pode ser fisica quanto espiritual. Caso seja fisíca, é certamente uma aventura, pois, quando há amor (relação espiritual), um não fica sem o outro. Ser "avulso" é estar fraco para viver as peripécias do destino.

Sem *censura, hein? Paula Calixto.[risos]
(* da minha parte)

Anônimo disse...

O problema é quando a gente já tá envolvida e fica difícil sair da história. isso vc n colocou. pelo menos eu n vi esse lado no texto e quando a gente ama a gente luta pra dar certo.

=*

Paula Calixto disse...

Caro anônimo(a),

Como?![risos] Releia!!![risos]

A pergunta da publicação engloba essa questão, sim!!!

"Mulheres que ama demais ou homens que amam de menos?"

Interrogativa-reflexiva! Esse é o intuito. E a resposta tá no texto, mas vou facilitar:

- Pouco importa um ou outro. Não é questão de "marcar 'x'".[risos] Questão de AMOR-PRÓPRIO!!! Simples assim é a resposta. Mas reconheço que é difícil a tarefinha de si amar! Ninguém falou que é fácil![risos] Mas é a meta crucial pra resolução.[;)]

"Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come". Dica: qual a SUA necessidade de insistir em algo falido?! É... não adianta mirar as respostas no outro. Elas estão dentro de nós.

Beijos a TODOS!

Drica Menezes disse...

Adorei o texto, concordo com tudo! mas o anonimo levantou uma questão bem importante...o problema é saber qd já se deu tempo demais para dar certo ou nao...bjs! parabens pelo post!

Paula Calixto disse...

Ah, Dri... risos... essa que é uma questão que pode fazer as pessoas se enrolarem e empacarem suas vidas: confundir amor-próprio com necessidade de sofrer disfarçada em pensamento de "eu amo e tenho que tentar"! É por aí. É difícil! O próprio "relacionar" não é fácil. Mas quando a pessoa começa a renunciar mais de si pelo outro, o outro não está como acréscimo e sim, como objeto-direto. Quando o objeto-direto tem que ser a gente.

Aquela frase do texto é bem isso:

"Uma mulher inteligente reconhece o momento de abandonar um projeto sem futuro."

E quem não quer um Amor verdadeiro?! E... se é Amor, que seja DE VERDADE![risos]

Esse textinho mexe, né?kkkkkk...

Beijos.

Anne disse...

Ai ai ai...senta que o comentário vai ser longo...rs.

Acho que por isso tb que algumas pessoas me acham meio chata nesse aspecto de relacionamentos. Eu afasto os homens que já percebo que não daria boa coisa perto de mim, antes de acontecer qualquer coisa além de amizade ou um papo apenas. Aquele das mensagens do meu post, por ex, é um cara extremamente problematico (muito mesmo), que precisa é de psicóloga e quer achar uma namorada que faça isso por ele...imaginei que fosse ele e por isso descartei na hora (e não errei).

Não costumo ligar pra eles, mesmo que tenha q fazer ioga...rs. Só ligo se já tenho intimidade o bastante e se a coisa já está andando para esse lado. Senão só espero, se quiser sumir, por mim td bem! Alguns até querem que eu "faça terapia" com eles, mas já cansei de falar que se quer consulta é com hora marcada e é pago. Não vou trabalhar de graça e nem tenho vontade de analisar coisa nenhuma nas horas de lazer...rs.

Se não ligou mais nem me preocupo pq. Não ligou e ponto. As vezes eu tb não ligo e são eles que ficam esperando...

Homem comprometido me aparece um monte, acho um saco! Não tá feliz? SE RESOLVA, não tenho nada o que ver com isso e muito menos quero complicação pro meu lado, afinal, quando descobrem é sempre "aquela vagabunda que deu em cima do meu anjo"...kakakaka. Não preciso de migalhas também...posso ter muito mais!

Já ouvi essa do "vc é perfeita, mulher pra vida toda e blablabla, MAS...". Menina, quando vem o mas eu já to de costas rumo à porta de saída...kakaka

Traição eu não costumo perdoar, mas aí depende da situação tb. Nunca continuei com alguem q fez isso, mas tb não os amava tanto assim... (mesmo que amasse, teriam ido pra pqp...rs)

Mesmo quando amo alguém, se me faz sofrer, se atrapalha meu equilibrio e minha vida, eu pulo fora sim. Dói um tempo, demora a apagar, mas se for dar chance toda a vez passo a vida com homem enrolado...e detesto isso. A única coisa que espero de alguem é que saiba que quer estar comigo (sem dúvidas quanto a isso) e cresça ao meu lado com respeito e amor. É pedir muito?

Desculpa o tratado...rs. Empolguei com o tema. Bjos, Paulinha, AMEI!

Mila Cardozo disse...

Este texto é muito bom mesmo... adorei algumas das reflexões. Quando li a primeira vez pensei... num é que é mesmo??? hahahahaha
Beijos Mila

Anônimo disse...

Ahhh! Vou nem colocar minha página aq. Mas vc vai me desculpar é que eu ando cheio de mulher maçã do topo. Tenho até pena. Elas n valorizam quando o cara faz um esforço imenso pra subir até elas e depois reclamam q ficam sozinhas. N dá p ter inveja das q caem podres da árvore e são pegas pq são mais fáceis, já q um dia o tempo passa e as mçãs do topo tb vão ficar podres tb de tanto esperar o escalador príncipe delas! Bom o seu post mas me desculpe esse negócio de mçã do topo é furada! Bjo

Paula Calixto disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Eu tinha que entrar pra ver uma coisa engraçada aqui hoje! Imagino quem seja você ou a mando de quem você tenha vindo aqui, "Raymundo".[risos]

Bom, seja lá quem for... o que eu digo sempre: menos narcisismo e MAIS EGO, ok?![;)]

Amor-próprio na medida certa é fortalecimento de EGO e não narcisismo. Uma Maçã-do-Topo não é narcisista, mas não pode ser responsável por não querer, não aceitar ser colhida por um qualquer.[;)]

Ih... pelo visto você deve ter levado muito "toco" escalando "árvores" por aí! Mas, certamente, não foram macieiras![risos] Já parou pra pensar (e se tivesse ido a um pomar uma vez na vida saberia) que uma macieira é uma das árvores mais miudinhas que existem?! Você deve ter ido escalar um pé-de-cajá, ou um fruta-pão!kkkkkkkkkk... E achou que toda macieira era assim, tanto que quando vê uma maçã, nem sabe escolher uma boa. Pega a de pior qualidade, ou seja, qualquer uma![risos]

Procure se resolver, amigo! Colher uma maçã é mais fácil que supõe sua vã filosofia!!! Mas é claro que não queremos ser confundidas com maracujás![risos]

Baixa-estima também é problema e quem se Ama quer por companhia alguém que se Ame também. Procure ajuda pra se resolver e melhorar essa síndrome de rejeição.

Mas... seu comentário fica aqui registrado porquê é bom esclarecer certas coisas. Tá aí... uma Maçã-do-Topo é até generosa com você, tá vendo?![risos]

Beijinhos.

P.S.: Certos homens... ai, ai... não se cansam de fazer cooper![risos]

Drica Menezes disse...

gostei da resposta e concordo.... antigamente não me amava mto e acabava só me dando mal, agora sempre penso isto: me amar, me cuidar pq se assim fizer ai sim vou poder amar alguem...
olha só passa lá no meu blog pra pegar um selinho q mandei pra ti! bjao!tenha um excelente final d semana!

Drica Menezes disse...

ahahahaha adorei a tua resposta pra este raymundo-pensa-que-sabe-não-sabe-nada! bjao!

Anônimo disse...

Aff! Melhor nem pensar muito!

Um Xêro e ótimo findi!

Buda Verde disse...

olha a zélia!
ela estuda na minha universidade.

Essa coisas de ligar para relação à doi eu não digo nada. eu sei que piso na bola e, às vezes, é bola no gol.


beijo.

un dress disse...

não se ama demais. às vezes não da forma adaptativa que hoje nos é pedida...

e amar "doutros modos" é o que nos é pedido. amar sem entrega.
mas não é fácil. pelo menos pra mim não é.


beijO.paula :)

Madalena Barranco disse...

Paula, que show de postagem!!! Li até para minha mãe, que em certa época de sua vida fez mais ou menos o que você escreveu brilhantemente, para ganhar o respeito próprio. E acredite, que sua receita dá resultado!!! Beijos.

Paula Calixto disse...

Por isso mesmo, un-dress...

Até o Amor pede retorno!!![;)]

Então, primeiro a gente dá pra gente a fim de exercitar.[risos]

Beijos.

P.S.: Madá, é melhor que receita de bolo, né?![risos] Mas receita de bolo também é BOA!!![;)]

Juℓi Ribeiro disse...

Paula:

Adorei o texto!
Suas postagens são maravilhosas.
Beijo.