Santa, pecadora... Olhar pra dentro é ver-se de verdade: enxergar os paradoxos e aceitar[si].

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Santa, pecadora, com o Amor na veia e a alma nas vísceras.

Contagem regressiva para Tainá pipocar!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Milagres existem?!

.
Hoje estava num ritmo que venho desde o findi: leituras e mais leituras. Fui fazer uma das coisas que mais amo e faço todos os dias: trabalhar. Na volta, passei em um petshop de uma amiga e, para minha surprêsa, encontro ela e outra amiga desesperadas na tentativa de socorrer um paraplégico.

Fiquei compadecida com a situação do cidadão! Com as duas pernas amputadas, uma colostomia (uma abertura que se faz no intestino para eliminação de feses), todo urinado, uma ferida enorme nas costas (uma escara), com febre e já bem debilitado. Tentei junto com elas falar com a SAMU que nos atendeu PESSIMAMENTE, com o Corpo de Bombeiros (o qual me tratou muito bem) que repassou pra SAMU novamente, que disse de novo que não tinha ambulâncias e mesmo que tivesse, não era de competência deles porque só atendiam a "casos graves" de facada, tiro e acidente e só tinham 3 ambulâncias para toda a cidade. O Corpo de Bombeiros deu o número do Setor de Serviço Social da Unidade de Emergência, com quem passei uns 8 minutos tentando solucionar o caso do transporte do cidadão até lá e.... nada! Tiveram até boa vontade, mas.... Resumo da "ópera": conseguimos uma alma caridosa que levasse o homem até a UNE a pé, empurrando a cadeira, já que não dava pra colocá-lo em um carro e, por sorte, o lugar era a algumas quadras (umas 5).

O que mais me chocou foi ficar sabendo que passo dia ou outro por ali e que aquele homem VIVE naquela esquina!!! E eu nunca percebi!!! Putz!!! A gente não pode dar jeito em tudo, claro! Mas, aquela pessoa vive nas ruas com aquela condição de saúde, gente!!! É UMA PESSOA!!!

Como sou tola, às vezes! Fico chateada com bobagens e nem sequer olho pro meu semelhante direito. No corre-corre do dia-a-dia, eu, você, todos nós não enxergamos pessoas iguais aquele homem?! Senti um aperto no peito porquê hoje, agora a pouco tive a noção de que minha vida é infinitamente melhor de alguém que já cruzou (ou eu cruzei) inúmeras vezes na vida! O que era pra me deixar feliz, me deixou triste pela sensação de impotência absurda!!!

Sei que isso tudo tem um lado bom, claro! Não perdi a mensagem sublimar da coisa toda. Mas tudo que posso fazer hoje é rezar, orar a Deus que mude esse quadro porque não nasci pra ser insensível. Que esse país mude, que o estado mude, o sistema social mude, um pouquinho que seja! Que um milagrezinho sequer venha!!! Porque estamos, a humanidade está precisando urgentemente de milagres!!! E eu não quero começar a duvidar....
.
Beijos

3 comentários:

Mila Cardozo disse...

No fundo acho que a gente anda tão saturada de tanta coisa triste... que acaba naum vendo... não pq naum quer nem nada... deve ser uma defesa... sei la... Estamos todos a espera de um milagre...
Beijos Mila

Carmim disse...

Há tanta coisa acontecendo debaixo do nosso nariz Paula...
Às vezes penso nas pessoas obstinadas por solucionar a fome em África, a guerra no Iraque... e esquecendo-se de que têm vizinhos, e até mesmo parentes necessitando de ajuda.
Talvez não possamos solucionar todos os problemas do mundo, mas estando atentas, com certeza ajudaremos muita gente que está logo ali no virar da esquina.

Beijo.

Lis. disse...

É Paula Calixto, certa vez ouvi que nunca se deve reclamar de comer bananas, pois alguém atrás sempre vem comendo a casca. Digo-te porque certa vez, eu estava num hospital me recuperando de um pequeno probleminha de saúde, e minha mãe veio me visitar trazendo algumas bananas. Depois da visita, eu as comi, e joguei as cascas num latão de lixo que havia no corredor. Nisso veio um interno e comeu as cascas com uma satisfação que eu não tive comendo as bananas. Presumo que o individuo fazia um bom tempo que não recebia visitas. É Paula Calixto, apesar dos pesares temos que agradecer a DEUS por ser-mos saudáveis...