Santa, pecadora... Olhar pra dentro é ver-se de verdade: enxergar os paradoxos e aceitar[si].

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Santa, pecadora, com o Amor na veia e a alma nas vísceras.

Contagem regressiva para Tainá pipocar!!!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Do essencial...


Avistando em espelhos d'água

Sou uma pessoa tão tola que me vejo em determinados fogos cruzados e sempre enxergo a face limpa nos outros, acredita?! Uma vez, há séculos atrás, uma amigo de infância me disse milhares de vezes algo que me deixava irritadíssima: "você é muito ingênua, Ana!". E eu ficava pensando: "pôxa, dou tanto conselho pra tanta gente da turma (já era minha veia de psi fluindo), ajudo tanta gente a enxergar as coisas e como, quando faço algo que vai de acordo com meus valores, ele me chama de ingênua?!" Eu, simplesmente não entendia!!!
Há uns dois anos atrás ele e eu, recordando as coisitas da infância e adolescência, à minha indagação sobre o assunto me respondeu: "-Eu sempre me referi a forma de você agir com ingenuidade por você sempre enxergar nos outros o que há em você! Quando ia resolver um assunto com fulana(o) não via que ele(ela) não teria a capacidade de compreensão e educação mesmo a uma conversa franca, civilizada, madura e sincera no assumir das ações. Você sempre esperava resolver dessa forma por ver no outro que essa era a maneira certa de agir porque é assim que você agia... e age até hoje, apesar de toda sua inconseqüência de partir pra cima por não ter noção do seu tamanho e ir mesmo quando o negócio esquentava![risos a dois]"
Sabe? Ele tava certíssimo!!! A gente, ou melhor, EU, ou as pessoas de um modo geral, resolvem seus problemas a sua maneira por ver nos outros um espelho de si, de como se comportar no lugar do outro de forma adequada diante da situação, e espera isso em retorno.
Mas, as pessoas são de diversas formas!!!
As pesssoas levianas levam suas vidas e suas relações de formas levianas e não podemos esperar retorno igual se assim não nos portamos, se assim não somos. Mas é da natureza das pessoas resolver suas coisas conforme suas personalidades.
Contudo, mais uma vez HOJE re-aprendi uma lição: a vida é aprendizado!!!
Então, eu tinha um dilema que finalizei em uma situação q eu me leva a outro, o qual me conduz a uma tomada de posição perante a vida:
-Se não sou leviana, não posso me misturar e escolher conviver intimamente, seja em amizade ou relação amorosa com quem é leviano como pessoa. Porque não estarei trazendo benefícios para mim, já que estarei a mercê de transtornos causados por estas pessoas, cedo ou tarde. Basta a concivência no mundo. A vigilância em meu blog, orkut e, no que puderem, em minha vida em geral. Bem, vou começar a metamorfose pela internet. Não vou sair do orkut, por enquanto. Mas, vou mudar algumas coisas, sim! No mundo real, do lado de cá do virtual, vai me conhecer a fundo quem eu permitir e, de hoje em diante, vou ser bem cuidadosa e seletiva!!!
Por uma lado isso me frusta, por ter a sensação de liberdade de ser poudada. Mas a balança tem que pesar na medida do equilíbrio, e o mundo, como disse Cristo "aborrece". Então, como quero ficar nele por um bom tempo... vou aderir a certos posicionamentos mais aguçados.
Só espero não corromper meu espírito! E sei que nisso vai ser uma luta porque minha natureza é em SER: intensa!!! Mas, vamos lá.
Como diria a literatura besta:
O retrato de minhas decisões
"Quem conhece a felicidade não consegue mais aceitar a tristeza." "Cada pessoa, em sua existência, pode ter duas atitudes: Construir ou Plantar. Os construtores podem demorar anos em suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que estavam fazendo. Então param, e ficam limitados por suas próprias paredes. A vida perde sentido quando a construão acaba. Os que plantam sofrem com as tempestades, as estações e raramente descansam. Mas, ao contrário de um edifício, o jardim jamais pára de crescer. E, ao mesmo tempo que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uam grande aventura." "Jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter a segurança de estar decidindo corretamente."


Eis que decido plantar e cuidar de um jardim de margaridas.
Tratando sempre de arrancar as ervar daninhas e banir
as pragas do meu paraíso.
Sem esperar que beija-flores voltem (eles sempre
voltam aos jardins cheirosos e bem-cuidados porque a saudade
do que é bom e lindo os atrai);
mas, ao jardim está aberto novos pássaros e borboletas
porque a amizade e o amor precisam
de asas verdadeiramente sadias
(seres livres).
Assim, a árvore que me encontro
fica a mercê mais de escaladores essencialmente
atrevidos:
aqueles que, por serem bons, são
convidados a subir na árvore e,
em vez de tentar roubar a maçã,
a colham de bom grado.
[Paula Calixto]

Beijos em novos marcadores [risos]

5 comentários:

Carmim disse...

Adorei as palavras finais sobre plantar e cuidar de um jardim de margaridas... sábias palavras, como todas as que aqui encontro.

Beijinhos

Plugado disse...

E vc ainda se acha modesta nas palavras! Desfecho perfeito! Quanto a ingenuidade n compatível cm esse mundo cheio de gente maliciosa e incapaz de boas realizações.....olhar mais a fundo antes de entrar no quarto escuro, como vc me disse uma vez, lembra? Usar bom-senso pra n cair em armadilhas de tolos e pobres de espírito q terão seu fim certo pq o universo n perdoa como os humanos e mais cruel q os próprios humanos na hora de punir. Mas, evitar problemas é um remédio q ainda n inventaram!hahahahaha
Beijão lá pro topo!

un dress disse...

sobre:quem conhece a felicidade

jamais escolherá a dor...!


nem sempre sei mas...


eu querO!!



beijO

Anônimo disse...

hum..tem q ter muita paciência p aguentar certas coisas nessa vida. mas n se preocupe. vi as coisas lá no seu perfil e pelo q leio é o seguinte: quem planta vento colhe tempestade e quem investe no vazio encontra a escuridão. ambos levam a cegueira e o mal por si se destrói. essa pessoa vai cavar a cova sozinha. e, quanto ao seu jardim: lindo e bem cuidado vai ter mais presença de seres maravilhosos! xero grande

Anônimo disse...

Rainha das vibrções positivas! Sempre q venho aq me sinto renovado.

"Excelência não é para quem quer é para quem pode"

bjusssssss