Santa, pecadora... Olhar pra dentro é ver-se de verdade: enxergar os paradoxos e aceitar[si].

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
Santa, pecadora, com o Amor na veia e a alma nas vísceras.

Contagem regressiva para Tainá pipocar!!!

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Migrânea que ninguém merece!

O jeito é relaxar. Ou seria hibernar mesmo?!
[risos]

“A enxaqueca, na realidade, não é apenas um tipo de cefaléia, mas uma síndrome neurológica conhecida desde os primórdios da humanidade, afetando grande parte da população mundial. Caracteriza-se pela presença de dores de cabeça recorrentes, unilaterais ou bilaterais, geralmente de caráter pulsátil, com intensidade de moderada a intensa, precedidas ou não por sinais neurológicos focais denominados de aura. Usualmente é acompanhada de náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia.

As crises podem durar de 4 a 72 horas. Alguns sintomas premonitórios podem aparecer horas ou dias antes da cefaléia, incluindo falta de apetite, hiper-atividade, depressão nervosa, irritabilidade, bocejos repetidos, dificuldades de memória, desejos por alimentos específicos, como chocolate e sonolência.” [...]

“Primeiramente, o indivíduo tem que tentar estabelecer quais os fatores desencadeantes para suas crises de dor de cabeça e assim evitá-los, na medida do possível. Quando necessário pode-se fazer tratamento preventivo medicamentoso das crises.” [...]

“tratamento medicamentoso abortivo das crises : são utilizados desde antiinflamatórios, até medicamentos específicos para enxaqueca, como os triptanos, que são drogas que agem nos mecanismos responsáveis pelo desencadeamento da dor de cabeça” [...] “tratamento medicamentoso preventivo das crises: quando ocorrerem três ou mais crises por mês, ou quando as crises forem muito incapacitantes, ou com pobre resposta aos medicamentos abortivos. Os medicamentos utilizados podem ser desde antidepressivos tricíclicos em baixas doses (desta forma servem para tratar dor e não depressão) até betabloqueadores e anticonvulsivantes” [...] “tratamento não medicamentoso: o médico também pode indicar outras formas de tratamento para casos selecionados, como biofeedback e técnicas de relaxamento, terapia cognitiva comportamental, dieta, fisioterapia, psicoterapia e acunpuntura”

[Alexandre da Silveira Perla e Nelson Venturella Aspesi]

Pois é...

Bem, o tal do sintoma de sonolência e comer chocolate são perceptíveis em mim. Contudo, ao chocolate eu não resisto (nem sem ter enxaqueca)![risos] Medicamentos eu tomo só analgésico e antiinflamatório. A amitripitilina (anti-depressivo tricíclico) eu só tomo quando a dor está me incapacitando de trabalhar e/ou dormir.

Não sou muito fã de medicamentos psicotrópicos, admito. E essa fase de TPM estava sendo uma das mais tranqüilas. Mas, ontem, após uma noite inteira de aula de português-gramática, cheguei a casa e já senti a pulsada na têmpora. Sabia que não iria dormir direito! Acho que foi a conjugação do verbo precaver que me irritou. [risos]

Também, um verbo que só se conjuga em duas pessoas (1ª e 2ª do plural) no presente do indicativo e ainda no pretérito... se fala “precaveou” na 1ª pessoa é pra dar um nó na cabeça, independente de enxaqueca! [risos] Quem é que fala “eu precaveou”?! Você fala?! Tá aí: um negócio que nunca vi!!! Vivendo e aprendendo. É. [risos]

Uma certa vez, na manicure uma senhora me ensinou a colocar uma colher de sobremesa de uísque em uma chícara pequena de café (sem açúcar) para prevenir e até passar a enxaqueca. Ainda não fiz o experimento.

Pensando bem, precaver é sinônimo de prevenir. Eu, realmente, não me preveni pra essa praga este mês! Esbaldei no chocolate, que ninguém pode mentir!!! kkkkk...

Bom, ficam as dicas que achei interessante. E a publicação de hoje é pura falta de assunto mesmo, depois de uma noite péssima! [risos] Mas, já tô de boa. [;)]

.

Beijos

12 comentários:

Surface disse...

Ás vezes tenho crises de dor de cabeça ou enxaqueca também.
Não consigo nem pensar que dói tudo, minha cabeça pulsa como uma enorme veia redonda, é horrível.
Mas é só tomar um Doril ou um desses remedinhos para dor de cabeça e logo passa.
É raro isso acontecer comigo, mas quando acontece vem com tudo.
Achei um sarro isso o que você disse sobre o verbo "precaver" rs.
Gosto do seu humor.
Depois eu tento essa receita do uísque com café, deve ser horrível de amargo mas bora tentar, rs.

Beijos nossos
Marcelo

Diego. disse...

tadinha! a drica, toma dipirona sódica líquida... pra ela funciona, ela fica acamada e enjoada quando tem essas dores de cabeça tenebrosas... tomara que não aconteça novamente!

bj

Lis. disse...

Entendo como a enxaqueca deve ser pertubadora, pois namorei com uma garota sujeita a esse mal e sofri junto com ela, enquanto namoramos.

Espero que consiga superar o mal, e sinceramente me perdoe, por não poder fazer mais do que desejar-te que alcance a cura definitiva.

Anne disse...

Bom, sonolência e tara por chocolate eu tenho desde criancinha, mas nunca tive enxaquecas...rsrsrs

Na verdade nunca tive nem dor de cabeça, a não ser aquelas mto levinhas, q não dá nem pra chamar de dor (e q continue sempre assim)

Acho q meu maior problema é o sono, mas deve ser pq fico nas madrugadas com a dona Mila e a dona Flávia no msn falando abobrinha e não vou dormir...hahahaha

Bjokas, lindona...vou usar isso como desculpa se me perguntarem pq to sempre sonolenta...ahsuashuhasu

;)

Drica Menezes disse...

ai me deu até uma tristeza d saber da tua enxaqueca, o Diego já disse o q eu ando tomando pra enxaqueca, eu tomo umas 25 gotinhas e tem dado certo, outra coisa, enquanto estou com dor, nao tomo nada nem como nada...só o pouquinho d água junto com o remédio pq se eu comer algo tenho uma crise d figado junto q é o cão chupando umas tres mangas d tão ruim, tomara q tenha passado...bjao...se cuida, tá!

Mila Cardozo disse...

Nem quero lembrar disso... sai de mim!!!! Ainda tem as dores de cabeça causadas pelo meu figado...
Onde me inscrevo pra ibernar feito urso????
Beijos MIla

Lis. disse...

Passei por aqui esperando encontra-la bem melhor e para dizer-lhe que alguém sempre vem comendo as cascas atrás da gente. [risos].

Paula Calixto disse...

Bom, obrigada a TODOS pelo carinho![:)]

Dri, eu sou alérgica à dipirona. Aí tenho que tomar um diclofenaco junto com a parcetamol snão não pasa é NADA![risos] E, raramente, tomo um comprimido de 25mg de amitripitilina. Mas é raro mesmo. Foi passado pelo médico e era para fazer tratamento direto. Mas sou resistente a tomar psicotrópicos. Então, optei por exercícios físicos. Mas, este ano não dá mais pra voltar ao ballèt.

A minha enxaqueca só me perturba uns dois dias e depois some. Graças a Deus!!!

Mila... fígado?! Como assim?! Pois, cuide-se que fígado é coisa séria! As minhas enxaquecas são pré-menstruais ou durante a menstruação e só! As de ressaca eu tenho de modo bem diferente e são mais raras ainda porque não bebo sempre e é difícil ultrapassar ao ponto de ficar com dor. Eu tenho horror a dor!!! Por isso, fico no controle da bebida e me "lasco" na conta na hora de dividir.[risos] Sempre sou a que menos bebe, mas pago igual a todo mundo. [:P]

Anne, esquece a desculpa, fia![risos] A galera vai sacar que é mentira. A sonolência será que é do chocolate?! kkkkkkk... Dizem que ele é relaxante, né?![risos]

Ki-colado... que negócio é esse de "cascas"?![risos] Entendi nada! kkkkkkkk... Eu tô melhor, sim![;)]

Beijos, lindezas.

Osc@r Luiz disse...

Ah, querida,

Depois que me mandou aquele email, “eu precaveou” que você estava atravessando uma fase difícil e achei por bem não te incomodar.
Só que a minha precaução venceu hoje e eu não resisti e vim aqui pra retribuir todo o seu carinho.
Ah, e antes que eu me esqueça: Muito Obrigado.
Ponto.
Beijo.
Parágrafo.

P.S. Sabe o que me dá dor de cabeça (cefléia, se a doutora prefeir)?
Ter que escrever Javanês.
Onde?
Nesse quadrinho aí embaixo de "verificação de palavras", anti-spam. Afinal, se "ftnwkjs" não é Javanês, só pode ser Rapa-Nui!
Outro beijo!

Paula Calixto disse...

Oscar... kkkkkkkkkkkkkkkk... rindo LITROS!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk...

Eu já pensei em tirar essa "coisa". Mas, se tá aí deve servir pra alguma "coisa", nem que seja pra dar cefaléia! [risos]

Então é bom precaver, né?! kkkkkkk...

Beijos e não me incomoda em nada, que minha TPMzinha é light![risos]

Paula Calixto disse...

Ah... tô atravessando fase difícil não!!! Muito pelo contrário! A ocupação exagerada na mira das metas tá ótima e já tem tempo, (uns meses)!

Beijos mais!

Madalena Barranco disse...

Ah, Paula, tadinha!!! Você também?! Eca, eu luto com a enxaqueca desde os cinco anos de idade... Li um livro muito bom, e já estou colocando algumas coisinhas em prática do Dr. Alexandre Feldman "Enxaqueca tem cura". Por exemplo, comer pão sem fermento (do tipo sueco) - se der certo te conto! Beijos.